Como organizar e conduzir um curso de formação - James P. Cannon




Como organizar e conduzir uma aula de estudo
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James P. Cannon




O problema do trabalho educacional é multifacetado. O entusiasmo por este trabalho entre os membros do partido deve ser despertado e mantido. Estabelecendo um reconhecimento geral de sua importância fundamental. Deve estar organicamente ligado à vida e às lutas do partido e não se tornar acadêmico e estéril. Realizado de forma sistemática, tornando-se parte integrante da vida do partido ao longo do ano, o que não vai simplesmente “acontecer”. Exigirá muito trabalho e a introdução de uma organização correta e princípios técnicos. Todas as nossas teorias darão em nada se nosso aparato educacional não funcionar adequadamente.


Muitos cursos esbarram em dificuldades porque não foram conduzidas corretamente. Uma das perguntas mais frequentes que recebemos de companheiros que realizam atividades de formação no partido é: “Qual é a melhor maneira de ministrar um curso?” O objetivo deste artigo é dar uma resposta a essa questão, a partir da experiência coletiva no campo do trabalho educativo, da qual podem ser extraídos alguns princípios gerais.


Comecemos pelo início e prossigamos passo a passo. Quando o comitê do partido responsável por determinadas localidades decidiu estabelecer um curso, digamos, por exemplo, o “ABC do Comunismo”, o próximo passo deve ser nomear um dirigente para o curso. Este dirigente deve entender que a turma não se moverá por si mesma, mas deve ser organizada e dirigida do início ao fim, caso contrário ela se desintegrará. O camarada responsável pela turma deve então proceder à inscrição dos estudantes, fazendo com que se inscrevam para o curso e assegurando-se de que tem um número suficiente de pessoas que concordam previamente em assistir às aulas antes de marcar o horário para a convocação. Assim que houver um número suficiente de estudantes matriculados, é marcada a data da primeira aula e todos os estudantes são avisados.


Neste ponto devemos falar uma palavra sobre o perigo de imprevistos no comparecimento às aulas por parte de qualquer um dos estudantes. O comitê do partido deve decidir que o comparecimento às aulas uma vez por semana, ou mais frequentemente, conforme o caso, faz parte das obrigações partidárias do membro e deve isentá-lo das obrigações do partido nessas noites. A frequência sistemática e regular às aulas de todos os alunos deve ser constantemente enfatizada, e o comitê do partido e o dirigente do curso devem lutar constantemente contra a tendência, que sempre cresce, de considerar os cursos como uma série de palestras nas quais podem “aparecer” sempre que lhes apetecer. Bons resultados só podem ser obtidos quando o curso é uma entidade organizada e frequentada regularmente pelos mesmos alunos.


Métodos de condução de aulas


Os métodos de condução das aulas mais bem-sucedidas com base na experiência anterior podem ser divididos em dois métodos gerais. Esses métodos podem ser modificados e variados de muitas maneiras, de acordo com as circunstâncias locais, experiência e qualificação do professor, etc.


Esses dois métodos são:


  1. O método da palestra-perguntas.

  2. O método de leitura e discussão do texto na aula.


O método da palestra-perguntas


Este é o método mais frequentemente empregado por professores experientes, é aquele que produz os resultados mais satisfatórios se camaradas qualificados puderem ser encontrados para conduzir a curso seguindo essa linha. O uso deste método pressupõe que o professor, totalmente familiarizado com o assunto do texto, possua alguma habilidade e experiência como professor. Não é necessário, porém, que ele seja profissional. O comunista comum, que tem um domínio firme de seu assunto, descobrirá que, com um pouco de prática, pode conseguir prender a atenção de uma classe.


Nessa modalidade, o professor ministra uma palestra com duração de cerca de uma hora sobre alguma parte da matéria geral, tratada no texto. Além disso, ele exige que os estudantes leiam, fora da classe, em conexão com sua palestra, certas partes do texto e às vezes partes de outros livros que tratam do mesmo assunto. Quando o grupo se reúne pela segunda vez, ele é aberto com um período de perguntas de cerca de trinta minutos, durante o qual o professor questiona os alunos sobre o assunto da aula da semana anterior e a leitura relacionada a ela. No final do período de perguntas é melhor fazer um breve recesso, a fim de obter um novo começo para a aula. Uma palestra de cerca de uma hora então completa o trabalho da noite. Novamente, os alunos são encaminhados para leitura de seções do texto em conexão com a aula. O mesmo procedimento é então seguido em cada reunião sucessiva da turma até ao final do curso.


Quando este método é empregado, não é aconselhável que a discussão na aula ocorra de forma solta, pois isso quase invariavelmente desviará a atenção do grupo do assunto imediato em questão e destruirá a possibilidade de instrução consecutiva. Para que um professor conduza uma aula de acordo com esse método, ele deve controlá-la com firmeza, estabelecer sua autoridade desde o início e mantê-la durante todo o curso. Nada é mais fatal para o sucesso de um curso do que crescer entre alguns alunos a opinião de que o professor sabe menos do que eles sobre o assunto. Pois então ele será incapaz de manter a disciplina apropriada na aula e mantê-la em seu curso. Sempre que um grupo, organizado com o propósito de estudo consecutivo de um certo aspecto da teoria ou tática comunista, começa a se transformar em um grupo de discussão geral ou um grupo de debate sobre o movimento, sua morte precoce pode ser esperada com segurança.


Ler e discutir um texto


Este método também funciona muito bem, especialmente nos cursos de formação inicial. Neste método, como em todos os outros, porém, o primeiro pré-requisito é um dirigente para aulas que tenha uma atitude responsável em relação ao trabalho e que se encarregue de organizar e conduzir o grupo e mantê-lo concentrado no assunto em questão. Este responsável pelo curso deve, por todos os meios, estudar exaustivamente o texto antes do início da aula e tornar-se mestre nele.


A aula conduzida de acordo com este método prossegue com o dirigente do curso chamando os estudantes, um após o outro, a lerem algumas frases ou um parágrafo do texto. Depois que cada estudante termina de ler a parte designada a ele, o dirigente pede ao estudante que leu a passagem que a explique com suas próprias palavras. Se ele falhar em trazer o significado claramente ou interpretar a passagem incorretamente, a pergunta é dirigida a outros estudantes, o próprio dirigente no final pode intervir para esclarecer o assunto, se necessário.


Prosseguindo nesta linha, a turma cobrirá um capítulo ou mais do texto a cada noite. Antes do início da leitura, o dirigente deve realizar um breve questionário sobre a parte do texto tratado na noite anterior, a fim de trazer à tona os pontos claramente pela segunda vez, refrescar a memória dos estudantes e conectar a aula anterior com a que está prestes a começar.


Ao longo de alguns meses, prosseguindo nesta linha, o grupo irá percorrer o “ABC do Comunismo” e terá adquirido uma noção das teorias fundamentais do movimento. Além disso, se a aula foi conduzida com sucesso, se teve a sorte de ter um dirigente que consegue inspirar confiança e entusiasmo e manter a turma unida como um corpo organizado, apesar de todas as dificuldades, os estudantes, ou pelo menos uma grande parte deles, sairá do primeiro curso de formação com grande vontade e espírito para adquirir mais conhecimentos e assim se equipar melhor para se tornarem lutadores dignos da causa do comunismo.


O sucesso do curso depende em grande medida da organização, liderança e disciplina do grupo. Deve começar no horário e terminar no horário todas as noites. Não deve acomodar-se a estudantes ocasionais ou retardatários crônicos. Não deve degenerar em mero grupo de discussão sobre os problemas gerais do movimento, mas deve limitar-se de maneira disciplinada aos assuntos específicos tratados no curso. Deve ser conduzido de maneira profissional do início ao fim, com os estudantes matriculados e a lista de chamada realizada todas as noites. Acima de tudo, deve haver um responsável que, apesar da falta de experiência anterior, leve sua tarefa tão a sério a ponto de dominar por completo o assunto. Então, ele será capaz de estabelecer autoridade suficiente na turma para conduzi-la passo a passo até o final do curso.


Notas:

[1] O artigo How to Organise and Conduct a Study Class foi publicado pela primeira vez no suplemento da revista Daily Worker, em 13 de dezembro de 1924. Na época Cannon era filiado ao Partido Comunista dos EUA. Tradução nossa direto do artigo em inglês disponível em https://www.marxists.org/archive/cannon/works/1924/class.htm


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